Santa Teresa pode ganhar cinco unidades da PM

Para aumentar a segurança dos moradores de Santa Teresa e dar mais praticidade para policiais militares que atuam nesta região, a Secretaria de Segurança tem a ideia inicial de instalar no antigo prédio do Hospital das Clínicas 4° Centenário, localizado no mesmo bairro, um hotel de trânsito para policiais itinerantes e militares das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), uma companhia destacada do 1° BPM (Estácio) e um comando unificado das UPPs dos morros de São Carlos, Coroa e Prazeres.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, Mário Sérgio Duarte, o hotel serviria como dormitório para policiais militares vindos de outras localidades para trabalharem nas UPPs, entre outras necessidades.

"Além disto, a companhia destacada servirá para reforçar o policiamento de Santa Teresa e o comando unificado seria para o policial resolver a parte burocrática para não precisar se deslocar até o Quartel da Evaristo da Veiga", explicou a autoridade.

A Secretaria de Segurança negocia com a Prefeitura do Rio a cessão do imóvel para que o Hospital das Clínicas 4º Centenário, desativado há três anos, na Rua Almirante Alexandrino, possa abrigar esta iniciativa para melhorar o dia a dia de frequentadores e residentes do bairro.

Segundo Mário Sérgio, a PM procura colocar mais policiais nas ruas para investir na pacificação das comunidades e à redução dos índices de criminalidade. Segundo a autoridade, este projeto será essencial para a Prefeitura, pois aumentaria a segurança de um bairro que atrai muitos turistas e está bem próximo à Lapa.

"Há uma preocupação com este eixo, pois nele há geração impostos vindos do turismo. Com isto, teremos mais homens trabalhando nas ruas, inclusive no policiamento a pé", finalizou Mário Sérgio.