Agência Rio Negócio atrai R$ 750 milhões em seu primeiro ano

O prefeito do Rio Eduardo Paes participou na noite desta quarta-feira, dia 25, das comemorações do primeiro ano de funcionamento da Rio Negócios, a agência de promoção de investimentos da cidade. O balanço divulgado no Palácio da Cidade, em Botafogo, mostrou que a meta da agência era de conseguir investimentos de R$ 600 milhões em 24 meses, mas o resultado em 12 meses superou as expectativas e chegou a R$ 750 milhões.

Nesse primeiro ano, a agência foi procurada por 183 empresas, teve a geração de 125 potenciais projetos e fechou os investimentos com sete grandes empresas.

Na ocasião, Paes fez um balanço deste 1º ano de funcionamento da Rio Negócios.

- Imaginar que essa agência em 1 ano de existência, com 6 a 8 meses de funcionamento efetivo trouxe R$ 750 milhões de investimentos para a nossa cidade é para comemorar e considerar uma super vitória. A expectativa daqui para frente é ampliar essas metas.

O diretor executivo da Rio Negócios, Marcelo Haddad, destacou a grande procura de empresas interessadas pela cidade ao longo desses 12 meses.

- O balanço é super positivo porque a gente criou na cidade do Rio de Janeiro uma plataforma comercial que basicamente tem três funções: promover comercialmente a cidade, facilitar o ingresso de novos investidores e a customização, ou seja, a informação focada em determinado tipo de setor que o cliente atua. O interesse de empresas pelo Rio foi tão grande ou tão maior do que a nossa expectativa que a gente praticamente recebeu um cliente novo a cada dois dias.

Inspirada em agências internacionais como a “Think London”, da Inglaterra, e a “Invest Bogotá”, da Colômbia, a Rio Negócios foi criada numa parceria entre a Prefeitura do Rio e a Associação Comercial do Rio para abrir as portas da cidade para potenciais investidores nacionais e internacionais, atraídos pelas inúmeras oportunidades, principalmente com a realização da Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O prefeito também comentou sobre a importância da criação da Rio Negócios para a cidade.

- A Rio Negócios não só coloca o tapete vermelho e auxilia aquelas pessoas que querem investir na nossa cidade e gerar empregos, como também vai atrás de grandes negócios. No final, isso tudo significa o seguinte: que tem mais gente gerando riqueza, emprego, oportunidades para o carioca e formas de arrecadar impostos. O grande trunfo da Rio Negócios é contar com um time enxuto, com cabeça privada, falando a linguagem dos empresários nessa parceria da Prefeitura com o setor privado e a associação comercial, com pessoas que sabem lidar com o mundo dos negócios.

A agência Rio Negócios atua na divulgação do potencial comercial e econômico do Rio, identificando oportunidades de negócio e facilitando a concretização de novos empreendimentos na cidade, sobretudo em setores estratégicos como de Tecnologia da Informação, Energia, Indústria Criativa e Turismo.