Audiência Pública debate legado cultural das obras da Copa

Será realizada na próxima sexta-feira, 27 de maio, às 14h30, audiência pública da Comissão de Cultura da Alerj sobre o legado cultural das obras da Copa do Mundo.

Para o debate já estão confirmadas as presença de Carlos Fernando de Souza Leão Andrade, da Superintendência do Rio de Janeiro do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Ipham), e de Ícaro Moreno Junior, Diretor Presidente da Empresa de Obras Públicas (EMOP).

Robson Leite, presidente da Comissão de Cultura e organizador da atividade, acredita que a audiência será fundamental para verificar e acompanhar as mudanças no projeto original de obras do Maracanã:

"O plano inicial de obras foi bem modificado, e hoje nem a tradicional cobertura do estádio será poupada. Esperamos esclarecer esse processo, verificar se as decisões que foram tomadas respeitaram nosso patrimônio, se eram realmente necessárias, e quais são as medidas que precisam ser tomadas no sentido de preservar a história de nosso Maracanã", disse Leite.

O deputado espera também debater em um segundo momento as obras de apoio à Copa do Mundo, como as de novas vias e corredores rodoviários:

"Marcamos essa audiência emergencialmente para esclarecer o que está sendo feito com o Maracanã, mas acreditamos que na atividade o mandato pode receber outras sugestões e denúncias. Sendo assim, avaliaremos a necessidade de investigar outras transformações culturais em nosso estado derivadas das demais obras da Copa".

A audiência, que é aberta ao público, acontecerá na sala 316 do Palácio Tiradentes (Rua Primeiro de Março, s/nº – Praça XV – Centro).