Cerca de duas toneladas de quinquilharias são apreendidas na Zona Sul

Agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) realizaram uma operação Choque de Ordem contra ambulantes irregulares e apreenderam duas toneladas de quinquilharias – entre bancas de frutas, ferragens, lonas e hastes para barracas, caixas plásticas entre outros matérias – na Glória, Catete e Largo do Machado, na Zona Sul, na manhã desta terça, 24.
Durante a operação, o flanelinha Celso José Maria, de 47 anos – com passagem pela polícia por homicídio –, foi preso por exercício ilegal da profissão e encaminhado para a 9° DP (Catete).  
Foram apreendidos também uma máquina de moer cana, uma serpentina de água de coco, 200 quilos de frutas, quatro maços de cigarros e 20 placas de publicidade. Durante a operação, 35 veículos foram multados e 17 rebocados por estacionamento irregular na área.
"Recebemos muitas reclamações de moradores a respeito da venda de lixo urbano e materiais sem procedência, que degradam a imagem de bairros históricos como a Glória, o Catete e o Largo do Machado. Vamos intensificar as operações na região e não vamos permitir que ambulantes ocupem irregularmente as calçadas, impedindo o pedestre de ir e vir", disse Marcelo Maywald, subsecretário de Controle Urbano da Secretaria Especial da Ordem Pública que acompanhou a operação.    
Com o apoio de agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social, 20 moradores de rua foram acolhidos, sendo 13 maiores e sete menores, e encaminhados para abrigos da Prefeitura em Paciência e Laranjeiras. Fiscais da Vigilância Sanitária notificaram o supermercado Sendas, no Largo do Machado, número 19, por ter etiquetas de produtos com informações incompletas e deu prazo de 30 dias para que o estabelecimento termine as obras de reforma.
Participaram da operação 30 agentes entre: Controle Urbano, Coordenação de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques, Subsecretaria de Operações e Equipe Bacana da Seop, Guarda Municipal, Polícia Militar, Comlurb, Secretaria Municipal de Assistência Social e Vigilância Sanitária.