Edifício Avenida Central, no Rio, completa 50 anos no dia 22 de maio

O edifício Avenida Central, um dos mais tradicionais da cidade do Rio de Janeiro, completará 50 anos de existência no dia 22 de maio. As comemorações começam nesta segunda-feira, às 18h, com a abertura de uma exposição fotográfica que retrata não só a história do prédio, mas também da região, como a evolução do Largo da Carioca e da avenida Rio Branco.

Além de 60 imagens do acervo da administração, a mostra também conta com reportagens publicadas em jornais e revistas do início do século 20. A exposição pode ser visitada até o dia 10 de junho, das 9h às 18h. O prédio, que possui 37 andares e foi arquitetado por Regine Feigl, fica na avenida Rio Branco, 156, centro do Rio.

As obras para construção do edifício duraram três anos. Ele é considerado o primeiro prédio com estrutura de aço, alumínio e vidro construído no Brasil. São 194 lojas e 1061 salas comerciais. Estima-se que cerca de 160 mil pessoas passem por dia pelo local.

O bloco de Carnaval Cordão da Bola Preta também participará da festa, com desfile programado para as 20h desta segunda-feira. O bloco foi fundado em um bar que existia anteriormente no local.

No subsolo, foi montada uma maquete de 2,80 m por 3,30 m mostrando como é a área em que o prédio está localizado. O Avenida Central funciona de segunda à sexta, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 14h