Ciep de Duque de Caxias terá um centro vocacional tecnológico

Com o crescimento das oportunidades de emprego no setor industrial do estado, cresce também a necessidade de mão de obra qualificada. Atenta a este quadro promissor, a Secretaria de Estado de Educação vem tomando uma série de medidas, que visam preparar o aluno não só para as universidades, como também para o mercado de trabalho. A ação mais recente foi uma parceria firmada com a Secretaria de Estado de Ciência de Tecnologia, que permitirá que 1/3 das vagas dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) sejam disponibilizadas para os estudantes do Ensino Médio.

Ontem (6/5), no terreno do Ciep 320 – Ercília Antônia da Silva - aconteceu o lançamento da pedra fundamental das obras do futuro CVT Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias. Estiveram presentes os secretários de Estado de Educação, Wilson Risolia, e de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; o presidente da Faetec, Celso Pansera, além de autoridades locais.

As aulas estão previstas para começar já no segundo semestre, e o curso deve atender anualmente 1.290 pessoas no total. Na unidade, serão oferecidos os seguintes cursos: eletricista industrial de baixa tensão, instalação e manutenção de sistemas hidráulicos, instalação e manutenção de sistemas pneumáticos, operador de torno CNC, NR-10 e informática inicial.


- O desafio é muito grande. Temos 1,2 milhão de jovens, em 1.457 escolas. A nossa meta é que, nos próximos anos, muito mais escolas tenham um CVT com a oferta de ensino profissional – disse Wilson Risolia.

Para Antônio Jorge de Oliveira Lima, a construção de um CVT na localidade é a realização de um sonho. Diretor há nove anos do Ciep 320, ele já vislumbra novas perspectivas para os seus 1.600 alunos.

- Eu sou egresso da escola pública. Estou muito feliz em saber que meu estudante terá a chance de sair daqui com um diploma de Ensino Médio e também com uma profissão – contou.

Além do CVT Santa Cruz da Serra, estudantes de outros colégios estaduais terão direito às vagas disponibilizadas. São elas: Ciep Brizolão 228 - Darcy Vargas, em Duque de Caxias, e C.E. Deputado Pedro Fernandes, na capital. Também estão sendo definidos outros dois novos espaços em São Gonçalo e São João de Meriti.

O secretário Alexandre Cardoso explicou que o Centro Vocacional Tecnológico de Santa Cruz da Serra será pré-moldado e erguido em até 120 dias.

- Queremos inaugurar e entregar esse novo CVT à população em agosto. Será uma unidade com qualidade de ensino e qualificação – concluiu.

Centros Vocacionais Tecnológicos

O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) é um programa do Ministério de Ciência e Tecnologia. No Rio, é coordenado e acompanhado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e desenvolvido pela Faetec. Um dos objetivos é oferecer capacitação de mão de obra para o desenvolvimento local, de acordo com a vocação econômica da região onde se insere.