Cidade de Volta Redonda recebe exposição sobre o Rio Paraíba do Sul

A cidade de Volta Redonda, na região Sul Fluminense, estará recebendo entre a próxima terça-feira (10) e 15 de maio, no Memorial Zumbi, a exposição itinerante “Paraíba do Sul: um rio de histórias”, produzida pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e que já esteve em quatro cidades fluminenses – Itatiaia, Resende, Porto Real e Barra Mansa.

“Essa mostra é essencial para a conscientização ambiental, pois precisamos conservar o que temos. É uma obrigação, mas essa consciência deve ser rotineira. Levaremos a exposição para 17 municípios como uma alternativa de aperfeiçoar o processo na defesa dos recursos naturais e do meio ambiente”, destacou o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB).

O material foi produzido pelo editor de fotografia da Diretoria de Comunicação Social da Casa, Rafael Wallace, e pelo jornalista Romildo Guerrante. O Rio Paraíba do Sul, que passa por 37 cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, é o mais importante do estado como fonte de água, trabalho e alimento. Além disso, é fonte de energia e serve de lazer para milhões de cidadãos nos seus 500 quilômetros de extensão. Foi com o objetivo de alertar o cidadão sobre a necessidade de preservação deste patrimônio natural, que beneficia diretamente mais de 12 milhões de pessoas, que a Alerj abriu suas portas para a exposição.

Sempre com o objetivo de preservá-lo, os deputados já se reuniram para protestar contra uma possível transposição de suas águas, que seria realizada no Estado de São Paulo e poderia afetar milhões de cidadãos no Estado do Rio de Janeiro. Esta exposição é, portanto, um alerta sobre a importância deste rio, patrimônio natural fluminense.

SERVIÇO:

A mostra estará aberta ao público sempre das 8h às 18h30, no Memorial Zumbi, na Rua Dezoito, 88, no bairro Vila Santa Cecília.

A Exposição “Paraíba do Sul: um rio de histórias” também estará, em maio, nos seguintes municípios:

Pinheiral (17 a 20 de maio)

Centro Municipal de Ensino Roberto Silveira,

Situado à Rua Juarez Távora, 167, Centro

Barra do Piraí (24 a 29 de maio)

Centro de Artesanato

Rua Dr.Luiz Barbosa, 200 Matadouro – Barra do Piraí