ASSINE
search button

Painel inspirado em obra de Portinari é inaugurado no Cantagalo

Compartilhar

O Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, no Cantagalo, inaugurou hoje, sábado, a obra 'Plantando Bananeira', um imenso painel que reproduz o estudo de João Candido Portinari feito durante a execução de sua mais famosa obra, 'Guerra e Paz'. O presente dado à cidade do Rio de Janeiro tem apoio do Projeto Portinari e é patrocinado pela CEG  Fundação de Gás Natural, através da Lei Estadual de Incentivo à cultura do Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença de João Candido Portinari, filho do artista, que disse estar bastante emocionado com a inauguração da obra:" Este menino do painel representa também o formidável nascimento que o nosso querido Rio de Janeiro está vivendo nas gestões do governador Sergio Cabral e do prefeito Eduardo Paes. Espero que a cultura da paz aqui representada ilumine sempre o nosso Brasil".

Os atores Luigi Barricelli e Mayana Neiva foram os mestres de cerimônia do evento, que contou ainda com a apresentação do grupo 'Chorando à toa', da Escola de Música da Rocinha. Os músicos apresentaram um repertório inspirado em clássicos da música popular brasileira.

O imenso painel, que mede 10x15m, foi composto por 3.360 azulejos e demorou quatro meses para ficar pronto. Hoje, ele foi revelado por uma equipe de rappel, que realizou a retirada do tecido que cobria a obra . O desenho representa um detalhe da obra 'Guerra e Paz', um presente do governo brasileiro para a sede da ONU em Nova York em 1956 e agora, em 2011, um presente para o Rio de Janeiro.  
 
 

Sobre o projeto Criança Esperança:


É uma iniciativa da Rede Globo em parceria com a Unesco. Tem como objetivo chamar a atenção da opinião pública para a situação da infância e da juventude, expondo ao debate alguns dos principais problemas que atingem crianças, jovens e adolescentes. Todo ano, a campanha mobiliza os brasileiros para doarem recursos, que são aplicados em projetos sociais em todo o Brasil. Em 2011, o Criança Esperança apóia 75 projetos, beneficiando 20 mil crianças e adolescentes, além de quatro Espaços Criança Esperança, entre eles o localizado no Morro do Cantagalo.