Tradicional nos anos 80 e viva na memória de quem participou, a Corrida da Ponte foi reeditada e volta a acontecer neste domingo, dia 17. Oito mil atletas vão cruzar a Ponte Rio-Niterói, em um percurso de 21,4 km, experiência única para quem está acostumado a percorrer o trajeto de carro.
Entre os atletas de elite que vão participar da Corrida da Ponte na categoria masculina, os brasileiros Damião Ancelmo de Sousa e Giovani dos Santos, segundo e terceiro colocados do ranking brasileiro respectivamente vão encarar os africanos Lukinga James, da Tanzânia, e Kipkemei Mutai, do Quênia. O queniano foi campeão da Meia Maratona do Rio, em julho do ano passado e é um dos favoritos ao título da Corrida da Ponte.
Na prova feminina, as atletas brasileiras Marily dos Santos, campeã pan-americana em 2007 e atual campeã da Corrida de São Sebastião, e Arlete Soares Adão, campeã da Maratona do Rio e da Corrida de São Sebastião em 2010, estão entre as favoritas. Elas vão tentar bater as africanas Jackline Juma Sakilu, da Tanzânia, e Ednah Muicwana, do Quênia.
Para Henrique Viana, fundador da Equipe Pé de Vento, onde se encontram muitos atletas de elite, apesar do visual, esta é um prova em que se exige um nível elevado de treinamento.
"Mesmo com a presença dos atletas africanos, nossos maiores concorrentes, a expectativa é de vitória. Nossos atletas, que estão entre os melhores do ranking nacional, correm, em média, 200km por semana, além da musculação direcionada. Estamos preparados para o trajeto que, apesar de lindo, oferece dificuldades como o vento, subidas e poluição dos carros", disse Henrique.
Uma realização da Dream Factory Sports e Spiridon, a Corrida da Ponte conta com a parceria da CCR Ponte, patrocínio da Caixa, Asics e Powerade, apoio da Tam Viagens, Água Crystal, além da parceria institucional com o Governo do Estado, das Prefeituras do Rio de Janeiro e Niterói, da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Polícia Rodoviária Federal, e das Barcas S/A.
História:
A novidade do percurso com poucas curvas e ausência de poluição seduziu, em 26 de novembro de 1981, três mil corredores, das mais variadas faixas etárias, que percorreram 21.6 Km na, então inédita, Corrida da Ponte. O circuito Atlântico-Boa Vista, como era chamada a corrida, teve a largada dada por Moreira Franco, prefeito de Niterói na época. A prova largou da Avenida Amaral Peixoto em frente à estação das barcas, que, aliás, foi o transporte utilizado pela maior parte dos corredores.
Nos anos de 1982 e 1986, a prova voltou a acontecer, porém, devido ao aumento da circulação de carros na Ponte, a viabilidade do projeto foi se tornando cada vez mais difícil. Até que, com a adesão de todas as esferas do poder público, Governo Federal (Ministério dos Transportes e ANTT), Governo Estadual e Prefeituras (Niterói e Rio de Janeiro), e também a CCR Ponte, foi possível a realização do projeto pela Spiridon e Dream Factory Sports.
Para a realização da prova, algumas vias de acesso em ambas cidades serão interditadas. Segue, abaixo, a relação de ruas e horários em que o trânsito de veículos estará proibido.
Niterói:
Rua Doze - 00 hora do dia 16 de abril, até às 14 horas do dia 17: Interdição total da esquina do supermercado Carrefour, até o começo da Rua Professor Plínio Leite
Rua Professor Plínio Leite - 00 hora do dia 16 de abril, até às 14 horas do dia 17: Interdição total da via, até o começo da Avenida Feliciano Sodré.
Avenida Feliciano Sodré - De 6h às 9h da manhã em 17 de abril: Interdição total da pista sentido Ponte / Centro de Niterói, do final da agulha da Ponte de acesso à Avenida até o começo da Rua Professor Plínio Leite.
Ponte Rio - Niterói:
Interdição da agulha de descida para Niterói, sentido Centro-Barcas, de 6 às 9 horas da manhã em 17 de abril.
Interdição de 02 faixas da pista de rolamento (somente para atletas), e mais 01 para serviços, sentido Rio-Niterói, do trecho da passagem técnica da CCR Ponte, até a agulha de acesso a Niterói, com passagem por duas cabines (13 e 14), da praça de pedágio.
Interdição de 02 faixas da pista de rolamento (somente para atletas), e mais 01 para serviços, no sentido Niterói-Rio, da praça do pedágio, até o acesso ao viaduto do Gasômetro, no Rio.
Rio de Janeiro:
Interdição da Avenida infante Dom Henrique - De 22h do dia 16 pista sentido centro / zona sul, do trecho iniciado na Avenida General Justo, até a agulha de acesso da Avenida Rio Branco. .
04h00 do dia 17/04/2011 - Implantação da Área de Lazer do Aterro do Flamengo.
4h00 do dia 17/04/2011 - Interdição do viaduto da Perimetral, pista sentido Centro-Avenida Brasil, até o acesso a Ponte Rio / Niterói.
05h00 até às 14h00 no dia 17/04/2011 - Estacionamento na Avenida Beira Mar, ao longo do canteiro central, ambos os sentidos; E nas Ruas e Avenidas próximas, onde, de acordo com a avaliação da CET Rio, for possível, para veículos de atletas e público em geral, com operação do sistema de estacionamento Período Único.
Horário:
5h30h - Abertura das áreas de serviço do evento
7h50min - Largada elite feminina
8h- Largada elite masculina e demais participantes
Tempo limite de conclusão da prova: 2h45min
Kit da prova: Boné dry, camiseta poliamida dry ASICS, squeeze, e sacola de treino.