Aeronáutica explica cancelamento de voos em aeroportos do Rio

RIO - O Comando da Aeronáutica divulgou nota oficial, explicando os motivos que suspenderam os pousos e decolagens nos aeroportos Santos Dumont e Galeão na manhã desta quinta-feira.

Confira a nota na íntegra:

"O Comando da Aeronáutica informa que hoje, 07/04, uma empresa terceirizada que realizava obras no Aeroporto Internacional do Galeão perfurou, acidentalmente, um encanamento de gás, ocasionando vazamento que atingiu o ambiente de trabalho dos controladores de tráfego aéreo através do sistema de ar-condicionado.

De acordo com o previsto no Plano de Segurança daquela torre, as aeronaves em voo foram transferidas para outros órgãos de controle e as instalações foram evacuadas. As operações de pousos e decolagens dos Aeroportos do Galeão e Santos Dumont foram interrompidas entre 10h40 e 11h15 (horário de Brasília).

Ainda de acordo com o Plano de Segurança do local, controladores de sobreaviso foram acionados e restabeleceram as operações no Rio de Janeiro às 11h10, utilizando máscaras anti-gás.

Neste momento, o vazamento já foi contido pela empresa responsável, as decolagens foram restabelecidas e as máscaras deixaram de ser utilizadas pelos controladores às 11h50".