RJ: secretário de Obras de Itaocara é preso desviando comida de hospital

RIO - O secretário de Obras de Itaocara, a 178 km do Rio, Sebastião Henrique de Souza, e outras duas pessoas foram detidas e encaminhadas para a 135ª DP após serem flagrados recebendo "quentinhas" desviadas do Hospital Municipal. O esquema foi informado ao Ministério Público do Rio de Janeiro por meio de denúncia anônima feita à Promotoria de Justiça de Itaocara.

De acordo com a informação recebida, diariamente, entre 10h30 e 11h, um carro da prefeitura buscava as refeições preparadas na cozinha do hospital e levava para a Secretaria de Obras, para servir de almoço a funcionários do órgão.

Na última sexta-feira, uma diligência realizada pela Promotoria, com a participação de policiais do Grupo de Apoio aos Promotores (GAP), acompanhou toda a ação criminosa, até o momento em que as "quentinhas" eram entregues nas mãos de Sebastião.

Além do secretário, o motorista Bruno da Cunha Costa e a coordenadora do Hospital Municipal, Berenice Guimarães dos Santos, foram encaminhados à delegacia, onde prestaram depoimento. Com eles, 16 "quentinhas" foram apreendidas. Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo - em tese, emprego irregular de verbas ou rendas públicas -, foi lavrado um termo circunstanciado, a ser posteriormente remetido ao MP.

O Ministério Público estadual, após analisar as condições pessoais de cada um dos envolvidos, pode oferecer transação penal ou denunciá-los no Juizado Especial Criminal. Cópias do procedimento serão enviadas à Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Santo Antônio de Pádua, para análise de possível prática de ato de improbidade administrativa.