Rio registra 85% de ocupação dos hotéis para o próximo feriado

Regiões Serrana e dos Lagos são as mais procuradas, depois da capital

RIO - Depois de superar as expectativas no Carnaval, que trouxe 800 mil turistas e movimentou US$ 559 milhões no estado, a ocupação da rede hoteleira do Rio de Janeiro deve seguir o mesmo caminho no feriado de Tiradentes e Semana Santa, de 21 a 24 de abril. Dados prévios de pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) mostram que 85% dos quartos de hotéis da cidade do Rio já estão reservados para o feriadão.

O relatório, que está em andamento, será concluído na próxima sexta-feira, mas a expectativa do secretário de Turismo, Ronald Ázaro, é de que a média em todo o estado chegue a 75%. As regiões Serrana – cujo índice de procura durante a maior festa popular brasileira alcançou 60% – e dos Lagos despontam como as mais procuradas depois da capital.

Para Ázaro, o Rio de Janeiro é hoje referência no mundo por reunir qualidades como beleza, bons serviços e oportunidades de investimentos. Além da programação esportiva em que está inserido até 2016, quando sediará os Jogos Olímpicos, dois eventos que antecedem os feriados colaboram para a alta procura nos hotéis em abril: a LAAD – Defence & Security, a maior feira de defesa e segurança da América Latina, de 12 a 15 de abril no Riocentro, e a Brazil Internacional Tourism Exchange (Brite), que acontece entre 15 e 17 , no Cais do Porto.

– O Rio virou moda no mundo, que marca seu ponto de encontro aqui. Prova disso é que, em 2011, teremos o Rock in Rio, um dos maiores eventos do cenário cultural internacional. Ano que vem, sediaremos o Rio + 20, quando 160 chefes de Estado se reunirão para debater, 20 anos após a Eco 92, o que vem sendo feito pelo desenvolvimento sustentável do planeta. A Copa das Confederações acontece em 2013 e ainda somos favoritos na candidatura à sede do Dia Mundial da Juventude em 2014, que reúne dois milhões de jovens católicos e conta com a presença do Papa – afirmou o secretário.