Ipem inicia hoje a operação Páscoa

Fiscais vão coletar ovos de chocolate para analisar peso, medida e brindes

RIO - O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) dá início hoje à operação Páscoa, em que fiscais da superintendência de Metrologia Legal e da diretoria de pré-medidos do órgão vão verificar e coletar para análise produtos em lojas de varejo e supermercados das zonas Norte, Sul e Oeste, Centro, Niterói e São Gonçalo.

Segundo a presidente do Ipem, Soraya Santos, com a proximidade da Páscoa, o número de ligações de consumidores para a ouvidoria com dúvidas sobre os ovos e chocolates comercializados aumenta consideravelmente.

Os técnicos irão verificar no laboratório, após a coleta dos produtos, se o tamanho, peso e os brindes contidos nos ovos seguem as especificações determinadas por lei.

- Já ficou comprovado que a cada ano o número de produtos irregulares vem diminuindo. Isso é prova de que a fiscalização que realizamos durante todo o ano surte resultado positivo para os consumidores - garantiu a presidente.

Soraya disse ainda que os consumidores precisam ficar atentos para alguns detalhes na compra dos ovos, como por exemplo, observar a data de validade do produto, sua procedência e, principalmente, naqueles que trazem brinquedos em seu interior, se a embalagem traz a certificação do Inmetro.

- Nós ainda verificamos no laboratório se a quantidade de chocolate é a mesma da anunciada na embalagem. O consumidor tem que pagar pelo produto, não pela casca - garantiu.

A presidente ressaltou também que todo o processo de análise é feito na presença de um representante da marca coletada e, caso seja encontrada alguma irregularidade, a multa aplicada pode chegar à R$ 60 mil e toda a mercadoria retirada das prateleiras.

Os consumidores que tiverem algum tipo de dúvida com relação aos ovos de Páscoa adquiridos podem ligar para a ouvidoria do Ipem/RJ através do 0800-2823040, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.