RIO - A Secretaria de Saúde vai repassar R$ 2 milhões, em 10 parcelas mensais, para o Hospital Municipal Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias. O governador Sérgio Cabral assinou, nesta terlça-feira, o repasse dos recursos, que serão usados para ampliar a oferta de serviços de média e alta complexidade para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Inaugurada em 2008, a unidade hospitalar tem 18 mil metros quadrados de área construída e conta com leitos para internação de tratamento intensivo e semi-intensivo, além de centro cirúrgico. O hospital tem ainda laboratório, centro obstétrico, farmácia e central de material esterilizado.
Segundo o secretário municipal de Saúde de Duque de Caxias, Danilo Gomes, os recursos vão ajudar a prefeitura a manter o hospital, que embora seja municipal, tem, entre seus pacientes, cerca de 40% deles vindos de outros municípios. - Por isso esse dinheiro do governo do Estado vai ajudar muito – afirmou o secretário.
Segundo Danilo, o município está acertando com a Secretaria estadual de Saúde um acordo para definir os papeis do hospital estadual Adão Pereira Nunes, de Saracuruna, e do Moacyr do Carmo.
- Queremos determinar o que cada um dos hospitais pode fazer. Atualmente há serviços que o Adão Pereira Nunes presta que poderiam ser feitos no Moacyr do Carmo. Por outro lado, o hospital municipal realiza atendimentos que não tem competência nem condições de fazer – explicou o secretário, que informou que uma reunião será marcada para discutir o assunto.