Governador Sérgio Cabral aciona novas luzes do Cristo Redentor

O governador Sérgio Cabral e o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, acionaram na noite desta terça-feira (1/3), por meio de um celular, as novas luzes do Cristo Redentor, em cerimônia realizada no Palácio Laranjeiras, zona sul do Rio. A nova iluminação, ponto de partida para as comemorações pelos 80 anos do monumento, conta com 300 projetores de LED de última geração.

- O Cristo Redentor pode ser visto por vários aspectos, o mais importante é o espiritual, a cidade maravilhosa, o povo brasileiro. O segundo aspecto é o econômico, o Cristo é um dos atrativos mais visitados da cidade do Rio de Janeiro, tanto que o turista mais humilde ao presidente Obama já manifestaram o desejo de conhecer o Redentor. Então, é sem dúvida, a atração turística mais visitada da cidade, depois do Maracanã, e, terceiro, é a principal referência da cidade e do Brasil. O Cristo, que se transformou em uma das sete maravilhas contemporâneas é um atrativo da cidade, uma proteção da cidade. A inauguração de nova iluminação vai continuar para que o Redentor seja cada vez mais conhecido – disse Cabral, logo após acionar pelo celular a nova iluminação.

Uma das premissas da instalação de projetores LED é a sustentabilidade. Com alta eficiência energética, as novas luzes vão reduzir muito os gastos do monumento. O antigo sistema tinha um consumo aproximado ao de 40 chuveiros elétricos. Agora, será de apenas dois chuveiros.

Além disso, o sistema permite uma grande flexibilidade no gerenciamento da luz. Cada projetor pode ser controlado de forma individual, com relação às cores e à intensidade. Dessa forma, permite que sejam criadas infinitas cenas de luz, um recurso a mais a ser explorado dentre os atrativos do Cristo.