Vital Brazil promove Bloco das Cobrinhas para despertar consciência ambiental entre as crianças

Cerca de 40 crianças acompanharam, na manhã de hoje (25), o Bloco das Cobrinhas, na sede do Instituto Vital Brazil (IVB), em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Ao som de marchinhas de carnaval, elas participaram de atividades lúdicas e recreativas e assistiram à extração pública de veneno de cobras, como jararacas e cascavéis.

Ainda como parte do evento, biólogos do instituto deram pequenas palestras sobre a importância da preservação ambiental e os cuidados com animais peçonhentos.

Ligado à Secretaria Estadual de Saúde, o IVB é um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais, como cobras e escorpiões, para o Ministério da Saúde. 

De acordo com a biomédica da entidade Leonora Brazil, as atividades do Bloco das Cobrinhas são uma oportunidade para mostrar às crianças o trabalho do instituto e a importância dos animais pesquisados ali.

“Por meio dessa atividade, nós conseguimos mostrar como o nosso trabalho é feito, além de mostrar a importância desses animais para o meio ambiente, ensinando às crianças que as cobras não são tão perigosas quando você tem um ambiente preservado em volta”, explicou.

Segundo Leonora, com a devastação dos espaços que servem de habitat para os animais ou com o acúmulo de lixo nas cidades, o que favorece a proliferação de ratos, as serpentes acabam migrando para espaços urbanos e oferecendo riscos à saúde da população.

Para Iuri da Conceição, de 9 anos, que participou das atividades do Bloco das Cobrinhas, o evento foi “legal” porque foi possível aprender coisas novas. “Foi legal, eu aprendi um monte de coisas. Aprendi, por exemplo, sobre a história das cobras e que a natureza tem que ser preservada”, contou.

Há um ano, o instituto promove extrações públicas de veneno, com uma frequência média de 15 crianças. A atividade foi suspensa no verão por conta de obras de ampliação na unidade, mas, a partir de hoje, está sendo retomada e ocorrerá todas as sextas-feiras, às 10h, na sede do IVB.