Minc lança plantio de 410 mil mudas de Mata Atlântica no Parque da Pedra Branca

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Inea, Marilene Ramos, dão início nesta sexta-feira ao plantio de 410 mil mudas de Mata Atlântica em área de 204 hectares do Parque Estadual da Pedra Branca. Fruto de compensação ambiental da Petrobras pela exploração da camada de pré-sal do Campo de Lula, o reflorestamento da região visa a reforçar o projeto Parque do Carbono.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Parque do Carbono tem o objetivo de estabelecer parcerias entre a iniciativa privada e o governo estadual para a compensação de emissões de gases de efeito estufa por meio do reflorestamento de áreas degradadas do Parque Estadual da Pedra Branca. Ao todo, serão utilizadas mais de 50 espécies nativas de Mata Atlântica.

Em 2008, o Parque do Carbono recebeu seu primeiro projeto-piloto: o plantio de mudas para compensação das emissões do filme Linha de Passe. O projeto contribuirá para a geração de trabalho e renda na região do Barata, em Realengo, que terá 42 moradores contratados pela  CoopBabilônia, cooperativa especializada em reflorestamento.

O atual reflorestamento será custeado pela Petrobras e seus parceiros, BG E&P do Brasil e Petrogal Brasil. O Instituto BioAtlântica (IBio), que tem convênio com o Inea para a captação de recursos para investimentos no Parque do Carbono, será o responsável pela parte operacional do plantio.

A recuperação de áreas degradadas do parque da Pedra Branca, além de contribuir para a preservação de sua biodiversidade, traz benefícios para o microclima da região e evita a erosão, prevenindo futuros deslizamentos de terra.

Com 12,5 mil hectares, o Parque Estadual da Pedra Branca está localizado no centro geográfico do Município do Rio de Janeiro, compreendendo todas as encostas do Maciço da Pedra Branca localizadas acima da cota de 100 metros. Além de preservar importantes fontes de água potável, a área do parque tem uma rica biodiversidade, incluindo espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção.