Novos deputados estaduais do Rio tomam posse nesta terça-feira

Os setenta deputados eleitos para a 10ª Legislatura, que se inicia em  fevereiro, tomarão posse no Plenário da Assembleia Legislativa do Rio, nesta terça-feira, às 15h. A solenidade será presidida pelo deputado Átila Nunes (PSL), por ser o mais antigo na Casa, com dez mandatos, e contará com a presença do governador Sérgio Cabral e de secretários de Estado. Na ocasião, o acesso ao Palácio Tiradentes será  restrito a convidados, funcionários e imprensa, todos previamente  credenciados.

Iniciada a sessão, será executado o Hino Nacional pela banda da Polícia Militar do Estado enquanto as bandeiras nacional e estadual serão hasteadas. Em seguida, de pé, todos repetirão com o presidente da sessão o seguinte compromisso solene: “Prometo desempenhar fielmente o mandato  que me foi confiado, dentro das normas constitucionais e legais da República e do Estado, servindo com honra, lealdade e dedicação ao povo do Estado do Rio de Janeiro”. 

Em seguida, os parlamentares, quando  chamados por ordem alfabética, responderão o compromisso com a seguinte  afirmação: “Assim o prometo”. Na sequência, assinarão o termo de posse.

 Após saudação do deputado Átila Nunes, o governador fará um discurso. Por fim, será feito o convite para a eleição da Mesa Diretora, que acontecerá no dia seguinte, quarta-feira, às 15h. Antes de o evento ser  finalizado, o coral Alerj Pró-Canto apresentará um pot-pourri de músicas brasileiras. A Execução do Hino do Estado do Rio encerra a solenidade, que tem previsão de uma hora e meia de duração.

 A segurança da casa destacou 78 profissionais para monitorar as entradas do palácio e os acessos ao plenário e galerias. O mesmo esquema será  repetido no dia seguinte, durante a sessão que elegerá a nova Mesa Diretora da Casa.