Cabral inaugura obras de ampliação da produção de água em Maricá

RIO - O governador Sérgio Cabral inaugura nesta segunda-feira, às 10h30, na Rua Euclides S. Quintanilha, no Bairro Flamengo, em Maricá, as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA), que aumentará a oferta naquele município. Na ocasião, também será assinado contrato para início das obras de melhoria da oferta de água aos distritos de Inoã e Itaipuaçu, também em Maricá.

Com a ampliação da Estação de Maricá, a oferta de água passará de 80 para 120 litros por segundo, aumentando a vazão diária em mais 3,5 milhões de litros de água, o que corresponde a um acréscimo de 50%.

- Esta obra, que era uma antiga reivindicação da população local, está sendo realizada pelo Governo do Estado, através da Nova Cedae, que investiu cerca de R$ 3 milhões. O projeto beneficiará diretamente 40 mil habitantes da região, que tem incremento populacional considerável durante o verão – destaca o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Para reforçar a produção da Estação de Maricá foi preciso aumentar a captação de água bruta do sistema de abastecimento do município, com o assentamento de adutora de água bruta com 6.120 metros de extensão e 250 mm de diâmetro. Além disso, foi construído um conjunto de floculador e decantador, em concreto, com capacidade para 60 litros por segundo. Para atender a nova vazão, a casa de química e as demais instalações prediais foram totalmente reformadas.

Quanto ao contrato para as obras de distribuição de água aos distritos de Inoã e Itaipuaçu, Wagner Victer informou que as intervenções receberão investimentos da ordem de R$ 70 milhões. Os recursos são provenientes da parceria da União com os governos estadual e municipal, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e representam um dos maiores investimentos em infraestrutura da história do município.