Prefeitura iniciou hoje em Ipanema projeto "Onda Limpa"

O Piscinão de Ramos será o próximo a receber, no sábado, dia 22, o projeto que conscientiza de maneira lúdica banhistas a manterem as praias limpas.

A Comlurb, empresa vinculada à secretaria de Conservação e Serviços Públicos, iniciou hoje na praia de Ipanema o "Onda Limpa 2 - Tô Dentro". O projeto vai acontecer durante todo o verão, em dias alternados entre sextas-feiras e fins de semana, com o objetivo de conscientizar os freqüentadores a manter as praias limpas e incentivar o uso de contêineres e papeleiras na hora do descarte de detritos como garrafas Pet, coco, embalagens e restos de comida. O próximo evento do projeto, que este ano está sendo realizado em parceria com a Ciclus, concessionária da prefeitura responsável pela nova Central de Tratamento de Resíduos, será no Piscinão de Ramos, no sábado, dia 22.

As atividades do “Onda Limpa 2” contam com shows do gari passista Renato Sorriso e do Grupo Chegando de Surpresa, com a participação do personagem Super Gari, promovendo muito samba, atividades lúdicas e teatrais. O projeto tem o Apitaço da Sujeira para inibir os banhistas que fazem sujeira. Um grupo de pessoas voluntárias caminha pela praia em busca de lixo jogado na areia e quando encontram, levantam placas com textos educativos, chamando a atenção para o mau procedimento com o apitaço. As crianças brincam e se divertem com folhetos de histórias em quadrinhos sobre a limpeza das praias e com os quebra-cabeças com temas educativos. São distribuídos muitos brindes, entre os quais bonés, camisetas, canetas, sacolas pets e oxibiodegradáveis, frisbees, adesivos para carros e picolés. Durante o evento é instalada uma tenda na areia para o apoio das atividades.

Dessa vez, o projeto promove o 1º Concurso de Fotografia Onda Limpa 2 – Tô Dentro. Qualquer banhista pode participar quantas vezes quiser, clicando, no formato JPEG e com no máximo 5MB, uma ação de cidadania e limpeza na praia. Os interessados devem enviar suas fotos, até o dia 28 de fevereiro, para o e-mail: [email protected] Mais informações no hotsite Onda Limpa 2 (https://www.comlurb.rj.gov.br/ondalimpa2). Uma comissão julgadora irá selecionar 30 fotografias que serão  exibidas no hotsite, bem como em sites e blogs de instituições parceiras. Os três primeiros colocados ganham uma máquina fotográfica digital.

Cartazes ilustrados com imagens do projeto com o Super Gari ocuparão os mobiliários urbanos divulgando a campanha. As peças também serão utilizadas nos painéis do Cuca Fresca. As animações em 3D serão exibidas em sites de vídeo da Internet, além de aparecer na página eletrônica da Comlurb e nos comerciais de TVs parceiras como Multirio, TV Band, TV Câmara e TV ALERJ. O twitter da Comlurb divulga as datas, locais e horários do projeto.

O projeto conta com o apoio da Lamsa, que irá colocar mensagens do "Onda Limpa 2" nos painéis da Linha Amarela, do Rio Ônibus, com a afixação de 5 mil cartazes no interior dos ônibus e Metrô, que irá colocar cartazes nas estações. Já com a parceria, a Ciclus reforça sua preocupação com o meio ambiente, da mesma forma que utilizará tecnologia de ponta na transferência, no transporte, no tratamento e na disposição final adequados dos resíduos sólidos das cidades do Rio, Seropédica e Itaguaí. 

Em janeiro, depois do Piscinão de Ramos, será a vez da Barra da Tijuca (23/01 – altura do condomínio AlfaBarra), Copacabana (28/01 – altura da Rua Miguel Lemos), São Conrado (29/01 – em frente ao antigo Hotel Nacional) e Ilha do Governador (30/01 – Praia da Bica).