Cabral diz que governo está mobilizado para captar mais recursos para Região Serrana

RIO - Em entrevista à rádio CBN, o governador Sérgio Cabral reafirmou que o Estado está mobilizado para captar mais recursos e atender às vítimas da chuva na Região Serrana do Rio. - Nós, do governo, estamos protagonizando o apoio à população. A presidente Dilma já está a caminho e vou me encontrar com ela na Base Aérea do Galeão. Vamos providenciar mais recursos para reconstruir essas importantes cidades turísticas do estado. É um cenário devastador, onde centenas de vidas se foram em função de uma força da natureza, e a combinação com a ocupação irregular do solo agrava ainda mais a situação - ressaltou o governador.

Cabral destacou o trabalho de diversos órgãos estaduais e federais que estão nas regiões desde ontem. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do Estado, junto com os municípios, estão resgatando corpos e vítimas da tragédia. A Secretaria de Obras e o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) estão desobstruindo as estradas de acesso às cidades. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e empresas que fazem obras de contenção de encostas e terraplanagem também estão colaborando.

- Nós temos o melhor Corpo de Bombeiros do Brasil, que estão sendo equipados há quatro anos. Temos maquinários disponibilizados para melhorar as condições das rodovias. A Marinha colocou à disposição dois helicópteros para o transporte de pessoas e equipamentos dos bombeiros. A questão da assistência às vítimas da tragédia também está sendo resolvida, em parceria entre o Ministério da Integração Nacional, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e os municípios - afirmou.

O governador informou ainda que o vice-governador Luiz Fernando Pezão, que sobrevoou as áreas castigadas ao lado do senador Regis Fichtner na quarta-feira, permanece em Nova Friburgo. Os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, também chegaram ao Rio ontem.

Sérgio Cabral disse ainda que a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil e a Marinha já disponibilizam hospitais de campanha em Nova Friburgo e em Teresópolis. Também atendendo prontamente o pedido feito pelo Governo do Estado, a Petrobras enviará, nesta quinta-feira, helicópteros que serão utilizados em operações de busca nas áreas rurais e de difícil acesso em Nova Friburgo. A Cedae disponibilizará caminhões-pipa para o auxílio imediato no abastecimento de água à população.