São João da Barra máquinas agrícolas mecanizadas

RIO - O setor agrícola de São João da Barra recebeu um grande reforço neste início de ano. Um convênio de cooperação técnica, firmado entre a prefeitura e o Governo do Estado, contemplou o município, por meio do Programa Estradas da Produção, com uma máquina patrol, uma retroescavaveira e um trator dotado de arado, grade e sulcador, entregues na semana passada, na sede da subprefeitura, situada na localidade de Sabonete.

De acordo com o secretário de Agricultura de São João da Barra, Osvaldo Barreto, além de contribuir para manter as estradas em boas condições, visando facilitar o escoamento da produção rural, o convênio favorecerá os produtores na abertura de tanques para irrigação e para serem utilizados como bebedouros para o gado e, também, no preparo do solo para o plantio.

- São João da Barra desponta como grande produtor de quiabo e maxixe e está em ritmo crescente na produção de abacaxi, ocupando a segunda colocação no estado. Alcançamos, em 2010, a marca de 12 milhões de frutas colhidas, injetando cerca de R$ 15 milhões na economia local. A secretaria de Agricultura procura dar suporte aos produtores, por meio de patrulhas agrícolas, e esse convênio contribui ainda mais para que possamos continuar incentivando o crescimento da produção em nosso município.

À disposição para atender todo município, as máquinas deverão ter uma atuação maior no quinto distrito, de onde saem, de acordo com estimativas da secretaria municipal de Agricultura, cerca de 80% de toda a produção agrícola de São João da Barra. O Programa Estradas da Produção não tem prazo para encerrar os trabalhos nessa primeira passagem por São João da Barra, como explica o coordenador Regional, Sidney Rezende.

- Temos três patrulhas atuando no Norte Fluminense, em sistema de rodízio entre os municípios, sendo que duas delas estão se revezando entre Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra. As máquinas não têm um período estipulado para concluir os trabalhos. Isso acontece de acordo com a demanda — explicou o coordenador, lembrando que o Programa Estradas da Produção foi implantado em maio de 2010 e conta com 17 patrulhas espalhadas por todo o estado, como perspectivas de esse número aumentar para 25 em 2011.

João Crispim, produtor rural e presidente da Associação de Moradores da localidade de Pipeiras, no quinto distrito, comemorou a chegada das máquinas.

- Irá ajudar muito, principalmente nessa época em que estamos iniciando o plantio, especialmente de abacaxi. Esse apoio é muito importante para os produtores.