O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, acompanhado do prefeito Eduardo Paes, apresentou nesta quinta-feira (30/12) ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, o complexo Rubem Braga, que abriga o elevador panorâmico do morro do Cantagalo, em Ipanema. Durante a visita, ele conheceu os projetos sociais promovidos na comunidade e no Pavão-Pavãozinho e assistiu à apresentação de crianças e músicos do grupo Afrorreggae.
Preocupado com a construção de equipamentos que fiquem obsoletos após a realização dos Jogos Olímpicos, Rogge elogiou a iniciativa de integração social, que vai beneficiar a população por muitos anos. Segundo o prefeito, foi este o motivo que fez a organização Rio 2016 ter optado por centros temporários, como o Parque Olímpico.
– O Rio não vai construir muitos equipamentos. Basicamente, os estádios definitivos são os já existentes, Maracanã, Engenhão, Maracanãzinho e a Arena Rio – afirmou Paes.
A visita faz parte dos compromissos da comitiva do COI de inspeção das obras que estão sendo realizadas na cidade para melhorar a infraestrutura que será oferecida para os Jogos Olímpicos de 2016. Inaugurado em 30 de junho deste ano, o elevador panorâmico integrou os 10 mil moradores das comunidades do Pavão-Pavãozinho e do Cantagalo à Estação General Osório do metrô, facilitando o acesso da população ao transporte público.
As duas torres, uma de 64 metros e outra de 31, contam com elevadores que têm capacidade para transportar até 100 pessoas. No topo da mais alta, está localizado o Mirante da Paz, de onde é possível avistar as praias de Ipanema e Leblon, a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor.
O Complexo Rubem Braga, que leva esse nome em homenagem ao escritor que viveu parte da vida no prédio vizinho à construção, inclui, além dos elevadores, passarelas e quatro praças instaladas na encosta, que representava risco nos dias de chuva forte. Elas contam com mesas para jogos (dama, xadrez e gamão), além de brinquedos para as crianças.