RIO - O governador do Rio, Sérgo Cabral, lança nesta quarta-feira, às 9h30, a pedra fundamental das obras da Vila Olímpica e Paraolímpica Rio 2016. Será na Avenida Salvador Allende com Avenida Olof Palme, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste da cidade.
O evento marca o início das obras do complexo, que será construído em um terreno de 75 hectares. Serão erguidos 34 edifícios de 12 andares cada, totalizando 2.448 apartamentos de três e quatro quartos. A localização da Vila Olímpica e Paraolímpica garantirá que 46% dos atletas fiquem a menos de 10 minutos de seus locais de treinamentos e competições.
Às 11h, Cabral lança o Concurso Internacional de Projeto Arquitetônico do Parque Olímpico Rio 2016 e Centro Olímpico de Treinamento. O evento ocorre na Arena da Barra, na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3.401 – Barra da Tijuca.
O Parque será construído onde atualmente está localizado o Autódromo e terá espaço para a prática de esportes como basquete, natação e judô, entre outros. No local também ficarão instalados o Centro de Transmissão dos Jogos e o Centro de Imprensa.