Municípios da região hidrográfica do Guandu serão beneficiados com projetos

Oito municípios da região hidrográfica Guandu serão beneficiados com projetos do sistema de esgotamento sanitário da área urbana, com recursos de R$ 14,2 milhões, provenientes da cobrança pelo uso da água. A elaboração dos projetos será viabilizada por um termo de cooperação-técnica entre a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e a Cedae, que será assinado nesta terça-feira (14/12), às 11h, no auditório do prédio anexo do Palácio Guanabara, andar térreo.

A solenidade contará com a presença da secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, do presidente do Inea, Luiz Firmino Martins Pereira, e do presidente da Cedae, Wagner Victer, além de representantes do Comitê Guandu e prefeitos dos municípios beneficiados.

A previsão é que os projetos contemplem 100% da área urbana dos municípios de Queimados, Paracambi, Seropédica e Itaguaí, e parcialmente os municípios de Nova Iguaçu, Miguel Pereira, Piraí e Barra do Piraí. Trata-se do primeiro passo para tratar o esgoto que aflui para a captação Cedae (manancial Guandu). São projetos que possuem o duplo impacto de levar salubridade ambiental e saúde para os municípios e melhorar em muito a qualidade de água de abastecimento da grande região metropolitana.

A Cedae ficará responsável por licitar e contratar os projetos, que Futuramente, vão embasar as obras de saneamento básico na região. A aplicação dos recursos foi aprovada pelo Comitê Guandu, a quem cabe decidir sobre a destinação dos recursos provenientes da cobrança pelo uso da água, por meio da Resolução nº 48, de 23 de setembro. A decisão do comitê foi referendada pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI) - Resolução nº 53, de 29 de setembro. A partir destas decisões, o Inea, como gestor dos recursos provenientes da cobrança pela utilização dos recursos hídricos, firmará o termo de cooperação técnica com a Cedae.

Serviço:

Quando – 14/12/2010, às 11h

Onde – Auditório do prédio anexo do Palácio Guanabara, andar térreo