Jardim Batan ganha creche para 200 crianças

Depois da Vila do João e da Cidade de Deus, chegou a vez da comunidade Jardim Batan, em Realengo, receber uma das creches administradas pelo Riosolidario. O Espaço de Educação Infantil Batan será inaugurado nesta terça-feira (14/12), às 9 horas, e atenderá 200 crianças de 4 meses a 4 anos. Cinquenta profissionais da comunidade – que conta com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) desde 2009 – trabalharão na unidade. O governador Sérgio Cabral vai aproveitar para comemorar também os dois anos da instalação da primeira UPP no estado, a do Morro Dona Marta, em Botafogo.

O Jardim Batan foi escolhido para abrigar a creche em função da grande demanda da região, que, com quase 50 mil habitantes, conta apenas com uma unidade de ensino. A abertura da creche é parte da segunda etapa da pacificação das comunidades, quando a população passa a ter acesso a serviços que antes das UPPs não chegavam nesses locais.

– Será um prazer enorme inaugurar mais uma creche. Quisemos fazer um espaço de referência, como fizemos na Vila do João e na Cidade de Deus. A comunidade merece essa oportunidade. Agora, as mães vão se sentir confiantes ao saber que os filhos estão seguros e assim se dedicar ao trabalho com tranquilidade. Está sendo muito gratificante poder contribuir de alguma forma para a redução das desigualdades sociais no nosso estado. Agradeço aos parceiros que nos ajudaram a tornar esse sonho realidade – diz a primeira-dama do estado e presidente de honra do Riosolidario, Adriana Ancelmo Cabral.

A unidade Batan, nos moldes das creches da Cidade de Deus e da Vila do João, funcionará em horário integral, das 7h às 18h30, e atenderá, prioritariamente, crianças cujas mães trabalham ou estudam. A diretora-presidente do Riosolidario, Daniela Pedras, explica que a elaboração do Projeto Político Pedagógico, a capacitação, o acompanhamento, a supervisão e a avaliação da unidade são de responsabilidade do Riosolidario.

– O foco do trabalho é o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, além de garantir a convivência familiar e comunitária, conforme previsto no Sistema Único de Assistência Social. A inauguração do espaço vai consolidar o nosso trabalho na área da educação básica infantil em comunidades carentes. Como a experiência nas outras creches é um sucesso, resolvemos replicar a ideia que, neste caso, vai beneficiar diretamente mais de 200 famílias – destaca Daniela Pedras.

 

Serviço:

Evento: Inauguração do Espaço de Educação Infantil Batan

Data: 14/12/2010 (terça-feira)

Horário: 9 horas

Local: Rua Raul Azedo Neto, s/nº - Jardim Batan – Realengo, Zona Oeste do Rio.