Cedae e Prefeitura inauguram centro de visitantes do Bosque da Barra

RIO - A Cedae e a Prefeitura do Rio inauguraram, na manhã deste sábado, na Avenida das Américas, 6.000, o Centro de Visitantes do Parque Municipal Natural do Bosque da Barra, na Zona Oeste. No mesmo local encontra-se o Laboratório de Sementes, que está em fase final de implementação.

- As instalações no Bosque da Barra, que pertencem à Prefeitura do Rio e recebem por mês um público estimado de cerca de 10 mil visitantes, fazem parte do projeto sócio ambiental da Cedae e dos compromissos firmados por ocasião das obras do Programa de Saneamento da Barra da Tijuca – frisou o presidente da empresa, Wagner Victer.

Com área de 140m², o Centro de Visitantes dispõe de salas, fraldário e quatro banheiros, inclusive para atender portadores de necessidades especiais. A fachada principal exibe painel decorativo em mosaicos, confeccionado por funcionários da Cedae. E nos 80m² do Laboratório de Sementes, ainda sendo implementado, haverá uma sala de armazenamento e um herbário. O objetivo do espaço é produzir mudas, especialmente as espécies ameaçadas de extinção, que depois serão utilizadas pela prefeitura para recuperar áreas degradadas.

Durante a inaguração, foram realizadas atividades educacionais voltadas ao meio ambiente, além da exposição de uma mini estação de tratamento do Guandu e distribuição de mudas de ipê amarelo. O vice-prefeito do Rio, Carlos Alberto Muniz, destacou os benefícios que a iniciativa trará ao meio ambiente e o sucesso da parceria entre o governo federal, o Estado e o município.

- Contamos com a agilidade da Cedae para implementar mais melhorias no parque, de forma que haja uma integração com as universidades, escolas e centros de estudo. A parceria entre os governos federal, estadual e municipal tem conquistado uma série de benefícios para o Rio - afirmou.