Receita apreende 12 toneladas de contrabando no aeroporto do Galeão

Entre os produtos apreendidos, estão anabolizantes e remédios

RIO - A Receita Federal apreendeu 12 toneladas de mercadorias contrabandeadas no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira. Entre os produtos apreendidos estão anabolizantes, hormônios e outros medicamentos com comercialização proibida em território nacional, que foram identificados pelo Grupo de Remessas Postais Internacionais, com a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A apreensão faz parte da operação "Natal Legal", deflagrada pela Receita Federal a partir das 8h desta quinta-feira com o objetivo de combater a entrada e a comercialização ilegais de mercadorias proibidas e produtos piratas no país.

Os fiscais identificaram que as encomendas de anabolizantes vinham de países como os Estados Unidos e a Alemanha, e os destinatários deverão ser investigados numa segunda etapa da operação, que também está sendo realizada em outras regiões da capital fluminense.

Na quarta-feira, policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes contra Propriedade Imaterial (DRCPIM) apreenderam mais de 20 mil produtos falsificados em duas operações realizadas em diferentes pontos do Rio de Janeiro.

As operações aconteceram nos municípios de Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e no bairro de Madureira, no subúrbio do Rio.