ASSINE
search button

Planetário do Rio comemora 40 anos com a digitalização da cúpula Galileu Galilei

Compartilhar

RIO - O Planetário da Gávea completa hoje 40 anos de fundação. As quatros décadas dedicadas à divulgação cultural e científica serão celebradas com o processo final de digitalização da primeira cúpula do Rio, a Galileu Galilei; a realização do XV Congresso da Associação Brasileira de Planetários (ABP) e o lançamento da nova programação, com a pré-estreia do filme “Infinitum”.

A cerimônia de abertura do congresso da ABP está marcada para às 17h. A conferência, que será realizada no Planetário até o dia 22, contará com mesas redondas e debates sobre temas como a produção audiovisual de programas de planetários, a difusão científica e cultural no Brasil e a renovação dos planetários. A partir das 20h, o projeto Astros em Cena terá edição especial com show do cantor Paulinho Moska.

Amanhã, às 11h, será inaugurada a nova cúpula Galileu Galilei, que está em processo final de digitalização. No dia 22, a instituição vai apresentar o novo programa do Planetário, com a pré-estreia de “Infinitum”, co-produção da instituição com o N.A.D.A. (Núcleo de Arte Digital e Animação da Puc-Rio). A animação foi idealizada por Fernando Vieira, diretor de Astronomia do Planetário, com roteiro de Ed Schiffer e Gabriel Pires, do N.A.D.A.