Mercadão de Madureira ganha ecoponto de coleta de óleo

RIO - O tradicional e popular Mercadão de Madureira, na Zona Norte da cidade, vai ganhar um ecoponto de coleta de óleo de vegetal. Ele será inaugurado pela secretária do Ambiente, Marilene Ramos, nesta terça-feira (23), às 10h. O Mercadão de Madureira concentra 580 lojas de diversos segmentos e recebe aproximadamente 80 mil pessoas por dia.

A expectativa, de acordo com a Secretaria do Ambiente, é que o ecoponto – que faz parte do Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais (Prove) - colete 10 mil litros por mês. O óleo será utilizado como matéria-prima para fabricação de sabões.

Criado pela Secretaria do Ambiente, o Prove já implantou quatro ecopontos no estado: em Marapendi, Volta Redonda, Barra Mansa e Santa Cruz. Além de contribuir para a preservação ambiental, colabora para a geração de trabalho e renda, já que o programa é totalmente atendido por pelo menos 40 cooperativas de catadores.

Óleo de fritura é um resíduo que provoca grande impacto ao meio ambiente. Cada litro despejado no sistema de esgotos, por exemplo, teria a capacidade de poluir cerca de um milhão de litros de água. Esta quantidade é equivalente ao consumo de uma pessoa por aproximadamente 20 anos. Os prejuízos não são só ambientais, mas também à sociedade, de forma que descartado irregularmente em aterros ou no sistema de esgoto acaba contribuindo para enchentes e problemas de saneamento.