Estátua de Zumbi amanhece pichada no Rio

Escultura acabou de passar por primeira restauração

RIO - Na madrugada desta quinta-feira, dia 18, a escultura de Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, na Praça Onze, amanheceu pichada com inscrições em cor branca. A estátua passou por restauração e foi recolocada pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos no último domingo, dia 14.

O autor do vandalismo ainda não foi identificado e uma equipe técnica foi enviada para o local para retirar as pichações ainda esta manhã. O trabalho será acompanhado pelo secretário de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio.

De acordo com a prefeitura, o monumento a Zumbi dos Palmares estará em perfeitas condições para as comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra no sábado, dia 20 de novembro.

A recente restauração da escultura durou dois meses e meio. Com cerca de 800 quilos, foram necessários 15 trabalhadores para pôr a estrutura da cabeça do líder negro de volta no lugar.

A escultura foi inaugurada em 1986 e passou pela primeira restauração este ano, já que havia rachaduras na estrutura de bronze que sustenta a estátua, o que provocaria risco queda.