RJ: Capitania dos Portos intensifica fiscalização na Costa Verde

RIO - Com o objetivo de promover a segurança da navegação, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro realizará a Operação Costa Verde na região de Paraty, Angra dos Reis e Itacuruçá, no período de 12 a 16 de novembro. O objetivo é conscientizar a comunidade marítima sobre as Normas da Autoridade Marítima (NORMAM) e diminuir cada vez mais o número de acidentes.

Cerca de 70 militares, com 11 embarcações estarão envolvidos na atividade. Vale ressaltar que a região da Costa Verde concentra cerca de 20 mil embarcações de esporte e recreio, uma das maiores concentrações de embarcações desta natureza no mundo.

Os principais aspectos verificados serão: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e bóias), extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação e estado da embarcação, bem como outros aspectos que afetam a prática de esporte e lazer.

As ações de fiscalização da Marinha do Brasil são rotineiras na região, porém, esta será diferente por mobilizar grande parte dos meios e pessoal da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro e suas Organizações Militares subordinadas.