Eduardo Paes apresenta modelo dos ônibus articulados que vão circular na Transoeste

RIO - O prefeito Eduardo Paes apresentou, nesta terça-feira, o modelo de ônibus articulado que vai ser utilizado na Transoeste, o primeiro BRT (Bus Rapid Transit) da cidade, que vai ligar a Barra da Tijuca a Campo Grande, passando pelo Túnel da Grota Funda. Com piso elevado a 90 cm do solo, portas do lado esquerdo, sem catraca interna e capacidade para 160 passageiros, os ônibus articulados farão o trajeto Campo Grande-Santa Cruz-Guaratiba-Recreio-Barra da Tijuca, gerando mais conforto aos passageiros e uma economia de mais de 1 hora no tempo de viagem, além de serem menos poluentes.

Os veículos atendem aos critérios estabelecidos no contrato de licitação das linhas de ônibus, que regulamentou a operação do sistema de transporte rodoviário da cidade e implantou o Bilhete Único Carioca.

A apresentação do modelo do ônibus articulado foi feita no local onde ocorre a abertura do Túnel da Grota Funda - uma das etapas mais importantes da implantação da Transoeste. As obras desse corredor de BRT que vai ter 56 km de extensão e ligar a Barra da Tijuca a Campo Grande, orçadas em R$ 800 milhões, começaram há mais de dois meses e fazem parte do pacote viário que vai preparar a cidade para a Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.