Petrópolis prepara seus cemitérios para o Dia de Finados

 

A Secretaria de Administração e Recursos Humanos está desde o início do mês de outubro preparando os sete cemitérios do município para o Dia de Finados com pintura, lavagem, capina e roçada. A estimativa é de que 20 mil pessoas compareçam nos dias 1º e 2 de outubro nos cemitérios – 15 mil no Centro e 5 mil nos distritos – para lembrar os parentes e amigos que se foram. A Missa Campal no Dia de Finados será celebrada às 10h, pelo bispo Dom Filippo Santoro, na Capela do Cemitério Municipal.

Ao todo, a cidade conta com sete cemitérios – Petrópolis, Itaipava, Secretário, Vale das Videiras, Brejal, Garibu e Quarteirão Worms. Um esquema especial foi montado pela Prefeitura de Petrópolis para atender os visitantes ao longo da Rua Fabrício de Mattos, onde se encontra o Cemitério Municipal do 1º distrito, maior da cidade, com 67 mil sepultados. O cemitério tem hoje oito mil sepulturas, 2.600 gavetões, duas quadras com 1.800 covas rasas, 76 mausoléus, 2.080 ossários alugados, 940 ossários perpétuos.

Transporte - A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans), em conjunto com a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), vai disponibilizar três vans, entre 8h e 17h, para o transporte de idosos e deficientes em todo o trecho da rua. A via estará interditada no dia 2 de outubro e, dependendo da movimentação na terça-feira, também poderá ser fechada na segunda-feira.

 Localização de sepultura - Quarenta e oito funcionários do Cemitério Municipal uniformizados estarão à disposição do público para prestar todo tipo de esclarecimento, inclusive no Balcão da Administração que está informatizado para atender os visitantes às demandas sobre localização de sepulturas.

Atendimento e Segurança – A Secretaria de Saúde vai disponibilizar uma ambulância para a realização de atendimentos e para transporte aos hospitais. A CPTrans em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública do Município montou um esquema especial de trânsito para a atuação de agentes de trânsito e guardas municipais no local. Além disso, darão apoio à equipe de fiscalização de Postura da Secretaria de Fazenda que irá atuar na Rua Fabrício de Mattos para coibir o comércio ilegal. Haverá quatro banheiros químicos aos visitantes.

Ao todo, 21 barracas estão autorizadas e cadastradas na Divisão de Abastecimento e Produção da Secretaria de Agricultura para atuarem em frente aos cemitérios nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de outubro, vendendo flores e velas. A Secretaria informou que não haverá cobrança aos cadastrados, sendo apenas exigida a limpeza do local.