Borel inaugura primeiro Fórum UPP Social

      RIO - A UPP Social, programa de coordenação de políticas públicas executado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, ganha sua terceira unidade nesta quinta-feira, no complexo do Borel. O primeiro encontro do Fórum UPP Social inaugura oficialmente na comunidade a fase de consolidação da pacificação e de implantação de projetos sociais em ações integradas entre as três instâncias de governo, sociedade civil e iniciativa privada.

Estarão presentes o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Ricardo Henriques, o comandante das UPPs, coronel Robson Rodrigues, e o comandante da UPP Borel, capitão Amaral. O debate contará ainda com a presença de moradores, profissionais de vários campos da vida comunitária, como de escolas e unidades de saúde, e representantes governamentais das áreas de Conservação, Saúde, Educação e Assistência Social do Município e das secretarias de Estado de Turismo, Esporte e Lazer e de Cultura. A iniciativa privada estará representada pela Associação Comercial da Tijuca, pela Firjan, pela Fecomercio. ONGs como a Roda Viva, Jocum Borel e o Grupo Arteiras também participarão do encontro.

Antes mesmo da oficialização da UPP Social, a unidade de gestão do programa na Secretaria de Assistência Social já trabalha com a Comlurb para melhorar a coleta do lixo, uma das maiores reivindicações da comunidade do Borel. Duas novas caçambas foram instaladas, já que o caminhão de coleta não consegue chegar a todas as áreas da comunidade. Outra atividade em andamento é o curso de moda e beleza do Senac, que capacita cerca de 130 moradores.

Segundo o secretário Ricardo Henriques, a inauguração do Forum inaugura um processo fundamental da UPP Social.  - A marca da UPP Social é a escuta – permanente e qualificada – das comunidades. Com este encontro, poderemos entender melhor as demandas e vocações do complexo do Borel. Assim podemos coordenar melhor a oferta de serviços, projetos e programas, governamentais ou não, para esta localidade - disse.