Comlurb inaugura Ecoponto na Ilha do Governador

     RIO - A Comlurb inaugura nesta quarta-feira, a partir das 10h, o Ecoponto Parque Royal (Estrada Governador Chagas Freitas, altura do número 1.600), na comunidade de mesmo nome, na Ilha do Governador. A iniciativa integra o projeto de revitalização dos ecopontos da cidade e beneficiará cerca de 6 mil moradores. Além disso, a comunidade será a primeira a contar com coleta seletiva diária, porta a porta.

O novo Ecoponto conta com uma caixa compactadora estacionária para acondicionar o lixo da comunidade, duas caixas para recebimento de materiais inservíveis e entulho de obras e contêineres especiais para papel, vidro, plástico e metais, cestas para pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes e óleo de cozinha. Os recicláveis serão encaminhados para a Cooperativa de Catadores do Parque Royal.

O Ecoponto foi pensado não só para receber materiais recicláveis, mas para ser um pólo de educação ambiental, com orientação e conscientização visando preservar o meio ambiente, a começar pela sua construção, com estruturas reaproveitadas de outras obras e telhas produzidas a partir de embalagens de Tetra Pak usadas, que se destacam por ter isolante térmico e alta resistência.

Dois garis vão atuar na manutenção do espaço, além de orientar permanentemente os moradores sobre a importância de manter a comunidade limpa, separar os materiais dos resíduos que irão para o lixo e divulgar os serviços da Comlurb.