Novos agentes do Degase fazem aulas de Tai Chi Chuan e Karate-Do

Os novos agentes de disciplina do Novo Degase e quatro psicólogos, todos em treinamento, estão tendo aulas de Tai Chi Chuan antes do intervalo para o almoço. A ação faz parte da tentativa de cativar os novos funcionários quanto às aulas dessa modalidade e também de defesa pessoal, oferecida pela Federação do Estado do Rio de Janeiro de Karate-Do Tradicional (FERJKT). O objetivo da abordagem é oferecer qualidade aos servidores antes mesmo deles iniciarem seu trabalho dentro das unidades. Nessa mesma semana, foram iniciadas as aulas de Karate-Do para as adolescentes do Educandário Santos Dumont (ESD).

O responsável pela atividade é o professor Oswaldo Gomes. A atividade será feita durante uma semana, com os participantes do curso Ações Socioeducativas, que acontece na Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire. Além do professor, também estavam presentes o professor Ugo Arrigoni e Eduardo Santos, presidente da FERJKT. Oswaldo também falou sobre sua experiência e da melhoria de vida que teve após o início da prática de Tai Chi.

- Além de apurar os sentidos, a prática tem a grande vantagem de nos permitir relaxar. Esse é um importante contraponto com o estresse que passamos todos os dias.

Além da atividade de Tai Chi Chuan, os novos agentes e psicólogos também puderam experimentar as aulas de defesa pessoal com técnicas do Karate-Do, que são oferecidas aos servidores. Esse contato é feito através de aulas teóricas e práticas, que acontecem após o curso. O Tai Chi para funcionários é oferecido às terças e quintas-feiras, às 17h, no Criaad Ilha do Governador. Já a defesa pessoal é de segunda a quinta-feira, das 18h30 às 20h, na Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel).

Na mesma semana, as meninas do ESD se iniciaram nas artes marciais. Através da parceria do Degase com a FERJKT, elas receberão quimonos e terão aulas gratuitas. Assim, como é o caso dos jovens da Escola João Luis Alves, se alguma delas demonstrar interesse em continuar a prática, quando receberem progressão de medida, elas serão encaminhadas ao mestre ou à academia mais próxima de sua residência.