Baixada ganha novas vagas para cursos técnicos

RIO - Os municípios de Campos, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu e São João de Meriti ganharam novas oportunidades de ensino técnico, com a chegada dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), unidades da rede da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), que viabilizam a capacitação profissional voltada para as demandas locais ou regionais com potencial de desenvolvimento econômico-produtivo.

Além dos cursos de formação inicial, estes CVTs estão abrindo 190 vagas em cursos de educação profissional técnica de nível médio subsequente, dirigido para quem já concluiu o ensino médio e busca especialização, distribuída em seis áreas.

No CVT Campos/JBM, que fica no Parque Califórnia, estão abertas 30 vagas no curso de Cerâmica. No CVT Campos/AAS, em Guarus, são 40 vagas para Fruticultura. Para o curso de Edificações, estão abertas 30 vagas no CVT Mesquita e mais 30 no CVT São João de Meriti. O CVT Nova Iguaçu tem 30 vagas para o curso de Estética e mais 30 para o de Química (com ênfase em Cosméticos) Em Duque de Caxias, o CVT Saracuruna tem 50 vagas para o curso de Plástico (Processamento de Polímeros).

Os interessados devem acessar o site da Faetec, no link Concurso 2011.1, onde, além do formulário de inscrição, são encontrados os manuais com todas as orientações sobre cada segmento, quadro de vagas, calendário, entre outras informações sobre o concurso.

As inscrições acontecem até 10 de novembro de 2010, exclusivamente pela internet. Para facilitar o acesso dos candidatos à internet, a Faetec oferecerá atendimento gratuito nos polos do programa Faetec Digital, relacionados nos editais.

Para facilitar o processo de inscrição, o candidato deve ler o manual e preencher o formulário de acordo com as orientações. Estes documentos estão disponíveis no site.

Os candidatos a estas vagas do ensino médio deverão, além de preencher o formulário, imprimir o boleto bancário e, em seguida, pagar taxa de inscrição de R$ 38 na rede bancária, o que automaticamente confirmará o processo. As provas objetivas, para os níveis de ingresso através de concurso, serão no dia 19 de dezembro em horário e local a serem definidos nos cartões de confirmação de inscrição.

Todo o processo seletivo é coordenado pela Fundação Dom Cintra. Mais informações sobre o concurso pelo telefone (21) 4063-6396.