Secretaria inaugura centro de convivência para albergadas do Centro Municipal Irmã Dulce

      RIO - A Secretaria Municipal de Assistência Social(SMAS) inaugurou, em parceria com a Associação Solidários Amigos Betânia (ASAB), o espaço “Betânia Recriar - Saindo das Ruas”. O espaço realiza um trabalho para a promoção da saúde e retomada da autoestima e de vínculos familiares de mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O Centro de Convivência fica localizado na Rua Pedro Calazans, 55, Engenho Novo.

Presente à solenidade, o secretário Fernando William, falou da importância do trabalho das parcerias entre o poder público e a sociedade civil. - As parcerias sempre são importantes. O compromisso do poder público é garantir políticas que possam ajudar na construção de uma sociedade onde todos se sintam incluídos. Estas pessoas estão tendo a oportunidade de refazerem suas vidas. O que dá sentido à nossa existência é saber que podemos ajudar ao próximo, mais do que somos ajudados - disse.

Durante a cerimônia irmã Helci, presidente da instituição, explicou a rotina da casa e dos trabalhos que vem realizando e de sua expectativa em fazer um trabalho que possa realmente reinserir estas pessoas à sociedade. - Nosso trabalho é servir quem precisa de nós. Queremos acolher a todos os que vêm aqui, como irmãs e irmãos. Nosso trabalho é como a arte do mosaico, pedrinha por pedrinha, uma de cada vez. É desta forma vamos construindo o alicerce - afirmou.

Inicialmente, 16 mulheres usuárias da Unidade Municipal de Albergamento Irmã Dulce serão atendidas no novo centro de convivência. Ao longo de sete horas diárias, as beneficiárias participarão de oficinas sócio-educativas, aulas de empreendedorismo com noções sobre artesanato, origami, confecção de doces e salgados, além de exercícios práticos de cuidados básicos com a alimentação, higiene corporal e ambiental, valorização do diálogo, autoconfiança e auto-estima. No local as participantes também terão atendimento interdisciplinar individualizado por profissionais das áreas da Psicologia, Assistência Social e Dependência Química.