Rio sediará maior feira de turismo das Américas

RIO - De quarta até sexta-feira, dias 20 a 22, o Rio de Janeiro vai receber a Feira das Américas, a 38ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens - ABAV 2010. A exposição é considerada o maior evento de turismo do continente americano e trará as tendências do setor para 2011. A estimativa é que cerca de 24 mil pessoas visitem as 800 empresas do setor e órgãos governamentais no Riocentro.

A expectativa é que a ABAV 2010 movimente cerca de R$ 26 milhões na economia do Rio, entre gastos dos congressistas com hospedagem, alimentação, compras e entretenimento. A média de ocupação hoteleira durante o evento é de 80%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH/RJ).

A Feira das Américas está dividida em três pavilhões e será palco de grandes lançamentos do mercado turístico. Serão, aproximadamente, 300 estandes de destinos nacionais e internacionais, hotéis, operadoras de turismo e entidades representativas do setor. Neste ano, são 50 países participando da feira, contra 42 do ano passado.

O evento vai contar com a presença do presidente da ABAV NAcioanal Carlos Alberto Amorim Ferreira, do ministro do turismo Luiz Barreto e do governador e do prefeito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e Eduardo Paes.

As atividades da ABAV 2010 começam diariamente às 9h30, com a parte técnica do congresso, cujo tema central é Agente & Cliente: a Melhor Relação. Nesta edição, os seminários das salas temáticas acontecerão simultaneamente nos dias 21 e 22, das 9h30 às 12h, antes da realização das sessões plenárias, que seguem das 12h às 14h. Às 13h, começa a exposição.