Rio receberá maior congresso de transportes da América Latina

       RIO - Cerca de 20 autoridades participaram nesta segunda-feira, na sede da Secretaria de Estado de Transportes, da reunião para definir propostas para o 18º Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito que o Rio de Janeiro vai sediar no ano que vem. O evento terá como tema a Mobilidade Urbana como fator decisivo para o desenvolvimento sustentável de nosso país.

O evento, que acontece em outubro no Centro de Convenções SulAmérica, irá destacar temas como Acessibilidade; Política energética e redução dos impactos ambientais na poluição e no aquecimento global; Redução dos custos do transporte público visando a redução tarifária e a inclusão social; entre outros.

- Este é um momento em que o Brasil, principalmente o Rio de Janeiro, está no foco das atenções do mundo por receber a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. O 18º Congresso da ANTP é mais um grande evento que entra no calendário carioca para movimentar o setor social, econômico e ambiental – comentou Sebastião Rodrigues, secretário de Transportes.

O congresso da ANTP deve reunir mais de três mil pessoas durante os três dias de evento – 19, 20 e 21 de outubro. Visitantes de outros países trarão suas experiências e conhecerão as práticas no plano nacional e, em particular, da cidade do Rio de Janeiro, anfitriã do evento.

Paralelo ao 18º congresso, acontecerá a VII INTRANS – Exposição Internacional de Transporte e Trânsito, apresentando propostas relativas à ampliação e recuperação do mercado de viagens urbanas, as perspectivas de financiamento e os desafios impostos a inovação tecnológica. A VII INTRANS destina-se a fabricantes, empresas de tecnologia e prestadoras de serviços, empresas de consultoria, empresas de investimentos, fornecedores de insumos, órgãos gestores, universidades e sindicatos.