Fórum discute saúde e segurança no trabalho

RIO - A Superintendência de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho, da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, participa do forum "RH: Transformando Idéias em Ações", que acontece amanhã (20/10) e quinta-feira(21/10), no Centro de Convenções do Hotel Tree Towers Macaé, na Rua Itaipu, 251 - Praia do Pecado - Macaé.

O encontro terá abertura oficial amanhã, às 19h, pelo Presidente da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), Fábio Ribeiro, entidade organizadora do evento, que conta com o apoio do SESI/SENAI-RJ.

Na quinta-feira, às 9h, a palestra será da Dra. Maria Christina Menezes, superintendente de Saúde, Segurança e Ambiente do Trabalho, que abordará o tema "Medicina do Trabalho com abordagem da medicina assistencial - Práticas para controlar a sinistralidade da empresa e INSS."

Sinistralidade, é um termo bastante usado por gestores de saúde, e nada mais é do que um indicador financeiro de utilização dos recursos de saúde. A segurança do trabalho é um conjunto de medidas que são adotadas, visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do empregado.

Dois milhões de trabalhadores morrem a cada ano de doenças ocupacionais e acidentes ocorridos no ambiente de trabalho. No Brasil, os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais matam cerca de 57 mil pessoas por ano. Cerca de 4% do produto interno bruto(PIB) mundial vão embora devido a faltas ao trabalho por motivos de saúde e são gastos em tratamentos de doenças e benefícios pagos a pessoas incapacitadas.

Hoje, a Secretaria de Trabalho tem parceria com o INSS no sentido de reintegrar essas pessoas ao mercado de trabalho, conclui a superintendente. Ainda na quinta-feira, às 16h, a Dra. Maria Christina Menezes será a mediadora da mesa que abordará o tema "Melhores Práticas em Gestão de Benefícios - equilíbrio entre valor para os funcionários, custos e riscos."

Para a superintendente de saúde, segurança e ambiente do Trabalho, Maria Christina, a responsabilidade do Governo do Estado não está em somente colocar o trabalhador no mercado de trabalho, mas em mantê-lo com saúde e segurança no seu ambiente de trabalho.

- Colaboradores motivados produzem sempre mais e melhor e isso pode ser conseguido com um planejamento bem feito a um baixo custo. Pequenas ações fazem muita diferença para a vida das pessoas - concluiu a superintendente.