Eduardo Paes participa da inauguração dos novos laboratórios do Cenpes

Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras é um dos maiores do mundo

      RIO - O prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral acompanharam na tarde desta quinta-feira o presidente Luís Inácio Lula da Silva na inauguração dos novos laboratórios do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, na Ilha do Fundão. Eles visitaram o Laboratório de Física de Rochas e o Núcleo de Visualização Colaborativa Antônio Pizarro Fragomeni.

Paes discursou sobre a importância de criar novos parques tecnológicos na cidade do Rio de Janeiro. - Não tenho dúvida de que o que acontece hoje aqui é um marco para consolidar o Rio como a capital da inteligência do nosso país. É fundamental que a gente possa desenvolver novos parques tecnológicos na cidade. Existem áreas do Centro, do início da Zona Norte, como Benfica e São Cristóvão, que têm essa vocação. A Prefeitura tem toda a disposição de fazer mais um parque tecnológico no município, para consolidar esse papel do Rio como centro de inteligência - disse.

A expansão do Cenpes ocupará uma área de 300 mil m2. Serão diversos laboratórios destinados ao atendimento tecnológico das áreas de negócio da Petrobras, com destaque para os laboratórios de biotecnologia, meio ambiente, gás e energia. No local, também haverá laboratórios para atender exclusivamente as demandas do pré-sal.