Petrópolis recebe a sua segunda UPA 24h

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) inaugura, nesta quinta-feira (30/9), a quarta Unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas (UPA) da Região Serrana. A unidade é a segunda instalada em Petrópolis e tem capacidade para realizar até 400 atendimentos diários. Localizada na Rua Bernardo Proença, 500, no Bairro Cascatinha, a unidade é equipada para atender a casos de urgência e emergência de baixa e média complexidade.

Assim como as demais, a II UPA de Petrópolis funcionará dia e noite, inclusive nos fins de semana. Lá, os pacientes farão consultas e exames e receberão medicamentos.

A unidade conta com consultórios com pediatras, socorristas e odontologistas, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, sutura, medicação e nebulização. Na sala de observação de adultos, há dez leitos onde os pacientes podem ficar em observação até 48 horas. A de crianças conta com três leitos. A sala “vermelha” tem quatro leitos, todos com equipamentos disponíveis para receber e estabilizar pacientes em estado grave até serem removidos por uma ambulância do município.

A UPA também conta com uma área de observação individual, com duas salas especiais para que pacientes com doenças infecto-contagiosas, como tuberculose e meningite, possam receber os primeiros cuidados até serem transferidos para um hospital.