Carnaval de Rua 2011: Riotur recebe 455 pedidos de inscrições de blocos

      RIO -  A Riotur contabilizou 455 inscrições de blocos de rua para o carnaval 2011, número bem parecido com o registrado inicialmente no carnaval passado, quando foram recebidos 465 pedidos. As inscrições foram encerradas na última sexta-feira e, a partir de agora, a Riotur fará reuniões por área de planejamento com todos os órgãos da municipalidade envolvidos no evento - como as subprefeituras, a CET-Rio, a Comlurb e a SEOP - de modo a emitir uma autorização provisória única da Prefeitura para os requerimentos.

Essas autorizações provisórias devem ser emitidas até o dia 10 de dezembro - sendo assim, a partir de meados de novembro os blocos já podem entrar em contato com a Riotur para obter informações sobre quando poderão retirar as mesmas.

- Pedidos de desfiles que tenham percursos conflitantes com outros mais antigos, que cruzem com igrejas e hospitais ou em locais considerados inapropriados pela CET-Rio, por exemplo, podem ser negados. Mas sempre levamos a conhecimento dos organizadores antes, para que eles revejam o trajeto de seus desfiles. Outro fator que será observado é a capacidade de carga de cada bairro, para que o carnaval seja bom tanto para o folião quanto para quem vive no entorno – explica o secretário de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello.

De posse dessa autorização provisória da Prefeitura, os organizadores devem buscar o Nada Opor no Batalhão da Polícia Militar da área do desfile e na Diretoria de Diversões Públicas do Corpo de Bombeiros.

Vale salientar que, de acordo com o estipulado no caderno de encargos para patrocínio do carnaval de rua de 2011, serão feitas melhorias na infraestrutura da festa: serão 6400 banheiros químicos, o dobro do carnaval passado, com limpeza e manutenção permanentes, assim como 800 diárias de controladores de tráfego - 300 a mais que em 2010. A cidade também irá ganhar mais uma via decorada para o carnaval: além da Avenida Rio Branco, no Centro, também será enfeitada a Avenida Princesa Isabel, em Copacabana.