ASSINE
search button

Encontro nacional debaterá ações para a prevenção de chuvas no Rio de Janeiro

Compartilhar

A experiência recente do Estado do Rio de Janeiro no enfrentamento de desastres ambientais e o programa de prevenção em curso serão destaques durante o 45º Congresso Brasileiro de Geologia, que acontece em Belém (PA) até sexta-feira (1/10), com o tema “Desenvolvimento e Mudanças Globais: a Importância das Geociências”. Representando o Governo do Estado, o Serviço Geológico do Estado (DRM-RJ) – vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – estará presente no evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG).

O presidente do DRM-RJ, Flavio Erthal, será um dos debatedores da mesa sobre as responsabilidades da Geologia na prevenção, identificação e erradicação de áreas de risco. Em sua apresentação, destacará o investimento do Governo do Estado no levantamento geológico-geotécnico de 22 municípios, já em andamento com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), e a preparação do Plano de Contingência para o Verão 2010/2011. Em outro painel, Claudio Amaral, coordenador do Núcleo de Prevenção e Análise de Desastres Geológicos do DRM-RJ, apresentará a atuação do órgão nos acontecimentos relativos às chuvas de abril e a atuação do núcleo no mapeamento dos municípios e atendimento de suas demandas.

Os geólogos e geógrafos do DRM-RJ participarão de diversas atividades promovidas durante o evento, que terá a participação dos mais importantes nomes das Geociências do país, além de vários convidados estrangeiros. Francisco Dourado, diretor de Geologia do DRM, falará sobre royalties e indicadores sócio-econômicos dos municípios do Estado do Rio de Janeiro. Flávio Erthal, que também preside o Núcleo Rio de Janeiro da SBG, participará da reunião geral da Associação Brasileira de Entidades de Geologia e Mineração (Abemin), que discutirá a programação das entidades estaduais para 2011/2014.

Caminhos Geológicos é destaque internacional

Katia Mansur, coordenadora do projeto Caminhos Geológicos do DRM-RJ, coordenará o Simpósio de Monumentos Geológicos, Geoturismo, Geoconservação e Geoparques, que terá como destaque a conferência “Perspectivas Actuales y Futuras del Trabajo em Geoconservación”, por Luis Carcavilla Urqui, do Instituto Geológico y Minero de España, indicado pelo DRM-RJ. A convite do órgão, o especialista espanhol visitará o Rio de Janeiro para conhecer o projeto Caminhos Geológicos, experiência pioneira do estado para sinalizar os monumentos geológicos fluminenses, que já tem repercussão nacional e internacional.

O DRM-RJ também estará presente com um estande na Expogeo 2010, que acontece paralelamente à programação técnica. Serão apresentados os principais projetos da entidade, como Núcleo de Prevenção e Análise de Desastres Geológicos, Caminhos Geológicos, Centro de Informação de Petróleo e Gás (Cipeg) e Indicação Geográfica (IG) de Rochas, além de vídeos institucionais sobre o estado e sorteio de livros e material técnico-científico produzido pelo órgão.

Ainda durante o evento, a SBG-RJ lançará o 12º Simpósio de Geologia do Sudeste, que será realizado em novembro de 2011 em Nova Friburgo, com o apoio do DRM-RJ, da Uerj e demais universidades sediadas no estado, além da prefeitura local. O estande tem a parceria da Faperj , que financiou a participação do DRM-RJ, e da Faculdade de Geologia da Uerj, que apresentará também sua produção na área de Geologia.

Mais sobre o evento

O congresso será realizado no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O local, com aproximadamente 64 mil metros quadrados, será totalmente ocupado por pesquisadores, estudantes e pelo público interessado em debater o desenvolvimento e as mudanças globais, sob a perspectiva da Geologia. São esperados cerca de 3 mil participantes, que apresentarão 1.852 trabalhos técnicos numa programação que inclui 29 simpósios temáticos, nove sessões técnico-científicas, seis mesas-redondas, três fóruns especiais, quatro conferências plenárias, 53 conferências temáticas, nove minicursos pré-congresso, além de 10 reuniões gerais e duas excursões. Mais informações sobre o congresso: www.45cbg.com.br.