NBA e Consulado dos Estados Unidos levam basquete para favela do Rio

O Consulado-Geral dos Estados Unidos e a National Basketball Association (NBA, liga de basquete norte-americana) participam hoje (24) de um programa de responsabilidade social com ações comunitárias no Morro do Cantagalo, em Copacabana.
Dois consagrados atletas que disputaram campeonatos pela NBA e que agora são instrutores do programa Américas Team Camp, Bruce Bowen e Ron Harper vão fazer palestras na favela, mostrando a importância da educação, do esporte, da liderança, do desenvolvimento da personalidade e da necessidade de cuidar da saúde e do bem-estar.
Os ex-jogadores darão um curso para aproximadamente 50 alunos com idade entre 8 e 12 anos que vivem na comunidade do Cantagalo.
Segundo a adida de Imprensa, Cultura e Educação do Consulado dos Estados Unidos no Rio, Heidi Arola, a iniciativa visa à inclusão social. Ela informou que a NBA e o consulado trabalharam em parceria na reforma de uma quadra e no oferecimento de novos equipamentos para para aperfeiçoamento das habilidades dos jovens do Morro do Cantagalo num dos esportes mais populares dos Estados Unidos.
“Nós realmente acreditamos que o esporte é uma ferramenta de ensinar liderança, trabalho de equipe e também uma maneira de aumentar a autoestima dos jovens, de ensinar como trabalhar juntos”, disse Heidi.
As atividades no Rio vão até domingo (26) e reunirão os 40 melhores jovens jogadores de basquete do Brasil, da Argentina, do México e de Porto Rico. Serão dez jogadores de cada um dos quatro países que vão participar com os astros e técnicos profissionais da NBA de um intensivo para aperfeiçoar suas habilidades no esporte.
A NBA convidou 14 técnicos latino-americanos, selecionados pela Fiba Américas, a associação internacional de basquete no continente, para participar do programa de treinamento como forma de promoção do esporte na região. “A NBA tem uma grande paixão pelo jogo e por ajudar a comunidade”, disse o vice-presidente da liga norte-americana para a América Latina, Philippe Moggio.