Detran promove ações durante Semana Nacional de Trânsito

Ações são para conscientizar o motorista da importância do cinto de segurança e da cadeirinha

A Semana Nacional do Trânsito ocorre anualmente entre os dias 18 a 25 de setembro e, este ano, conta com o tema cinto de segurança e cadeirinha. Neste período, o Detran promove campanhas e ações educativas com o objetivo de esclarecer a população sobre a importância da utilização dos dispositivos de retenção no transporte de crianças e do uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, inclusive no banco traseiro. 

- O principal objetivo do Detran é salvar vidas, razão pela qual o departamento está voltado, neste momento, para a campanha educativa pelo uso da cadeirinha e do cinto de segurança no banco de trás. Vale registrar que, na cidade do Rio, a fiscalização do dia a dia do trânsito é da Guarda Municipal. É dela a competência para verificar e multar quem não usa o cinto ou a cadeirinha no banco de trás – explica o presidentedo Detran, Fernando Avelino.

De acordo com o Relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso dos dispositivos de retenção reduz o risco de morte de bebês em 70% e de crianças pequenas entre 54% e 80% no caso de colisão. Já o uso do cinto de segurança pelo condutor e passageiro do banco dianteiro reduz o risco de morte em torno de 40% a 50%, já no banco de trás esse risco é reduzido em até 75%.

A campanha está sendo veiculada em televisão, jornal, rádio, revista, internet, cinema, táxis, mobiliário urbano e valet parking. Avelino revela que, no Brasil, em 2008, de acordo com pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros de veículos automotores utilizam o cinto de segurança, enquanto apenas 11% dos passageiros do banco de trás o fazem.

- Então, está mais do que na hora de educarmos o cidadão para que ele use o equipamento independentemente do local em que esteja posicionado no carro. Daí o apoio total do Detran do Rio à campanha nacional pelo uso do cinto e da cadeirinha no banco de trás – esclarece Avelino.

Segundo o presidente do Detran, o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) age com imensa sabedoria ao definir os termos da campanha da atual Semana Nacional do Trânsito, já que experiências práticas realizadas por conceituadas instituições, assim como registros de acidentes com vítimas, constatam que o uso da cadeirinha e do cinto no banco de trás evitam mortes e ferimentos graves.

- De acordo com informação recentemente divulgada pelo Ministério das Cidades, o risco de morte ou de uma grave lesão de motorista que, utilizando cinto de segurança, é atingido por passageiro sem cinto no banco de trás, é cinco vezes maior do que seria se este mesmo passageiro estivesse protegido pelo equipamento – conta Avelino.

 

Ações do Detran desempenha na Semana Nacional de Trânsito

Na terça-feira (21/09), o Detran realizou uma mobilização para orientar motoristas sobre a importância do uso da cadeirinha infantil e do cinto de segurança e do respeito às normas de trânsito pelo pedestre na esquina das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco. Na ação, denominada Esquina Exemplar, foram entregues medalhas aos motoristas e pedestres que estiverem respeitando a legislação.

A Esquina Exemplar também acontece na Barra da Tijuca, no mesmo horário, nos seguintes locais: em frente ao Barra Shopping (22/09 e 25/09), em frente ao Via Parque (23/09), em frente ao Città América (24/09) e em frente ao Alfa Barra (26/09). O Detran promoveu ainda o curso Direção Segura, de segunda a quinta (20 a 23/09), das 8h30m às 17h, no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá; e o Dia Sem Carro, foi quarta-feira (22/09), no Buraco do Lume, Centro do Rio. No local o público conferiu a apresentação do Coral Canta Detran, seguida por coreografia Flash Mob, que ensinou através da dança e da música a maneira correta da utilização do cinto de segurança. Na sexta (23/09), foi realizado o Prêmio Lions, premiação a pessoas que colaboram para a educação no trânsito, na Confederação Nacional do Comércio, no Centro. No sábado (25/09), a campanha Criança Segura a Bordo, ocorre no Shopping Via Parque, na Barra da Tijuca.