JB Online
RIO - O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, participaram da aula inaugural do programa Rio, Criança Global , na Escola Municipal Sérgio Vieira de Melo, no Leblon.
O projeto levará o ensino de língua inglesa às escolas do Município, preparando os alunos desde o 1º ano do Ensino Fundamental para desempenhar o papel de anfitriões dos Jogos Olímpicos de 2016. Já a partir deste mês, cerca de 180 mil alunos do 1º, 2º e 3º ano começam a ter aulas do idioma.
Espera-se que durante os seis anos que antecedem a competição, os estudantes recebam um curso forte em conversação. Para isso, a escola de idiomas Cultura Inglesa capacitou, em julho deste ano, 400 novos professores de inglês, contratados por meio de concurso público, e coordenadores pedagógicos, que atuarão em 767 escolas municipais. Durante a cerimônia, após assistir a apresentações do coral de alunos, que interpretou canções em inglês e até em idioma africano, e de ginástica rítmica, Eduardo Paes destacou que o estudo da língua inglesa é "fundamental para que se alcance as oportunidades".
- É através da educação que alcançamos as oportunidades. E não há oportunidade para quem não fala inglês, pois o idioma vem se tornando, cada vez mais, uma língua básica no mundo de hoje. Assim como o estudo da língua inglesa abriu muitas portas para mim, abrirá para estas crianças. A Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 são dois bons motivos para se aprender inglês - disse o prefeito, que deu uma importante dica aos alunos: ''Quando assistirem algum filme ou programa com legenda, evitem ler e procurem entender o que se fala''.