Metrô Rio realiza simulação de acidente na Estação Estácio no sábado

JB Online

RIO DE JANEIRO - O Metrô Rio fará uma simulação de acidente na Estação Estácio, Linha 2, em conjunto com o Corpo de Bombeiros neste sábado, 28 de agosto, das 10h às 11h30. A circulação de trens não será afetada, uma vez que será usado um trem extra e a entrada de passageiros na estação não será interrompida. O acesso da Rua Joaquim Palhares estará aberto exclusivamente para a simulação e será fechado depois do evento, prática adotada nos fins de semana, quando a Estação Estácio faz a conexão das Linhas 1 e 2. O Metrô Rio realiza este treinamento preventivo uma vez por ano, com o objetivo de capacitar a equipe da empresa a atuar em situações de emergência como acidentes e incêndio com vítimas.

No treinamento, o trem que será usado na simulação sairá da Estação Maracanã às 9h50. Durante a ação, dois carros da composição serão destinados para colaboradores voluntários que interpretarão as vítimas e os outros quatro serão ocupados por convidados. Depois da entrada no túnel da Estação Estácio, máquinas de fumaça simularão um incêndio na composição. Após 10 segundos, por meio do acionamento do dispositivo de emergência, o condutor será notificado do incêndio e avisará o Centro de Controle de Tráfego que tomará todas as decisões e acionará o socorro. O condutor levará o trem até a plataforma da Estação Estácio, onde estarão as equipes do Corpo de Segurança e do Corpo de Bombeiros.

Para evitar pânico e alertar que se trata de uma simulação, durante todo o processo os passageiros serão informados por avisos sonoros e orientados por agentes de segurança. Estarão envolvidas na ação110 pessoas, entre agentes de segurança, engenheiros e técnicos, incluindo 20 bombeiros.

SERVIÇO:

Simulação de acidente no Metrô

Local: Estação Estácio

Dia: sábado, 28 de agosto

Horário: de 10h as 11h30

Ação: O acesso da Rua Joaquim Palhares estará aberto exclusivamente para a simulação e será fechado depois do evento, prática adotada nos fins de semana.

(Informações da Assessoria de Imprensa)